Antes da amputação

Bem-vindo.


Talvez você já soubesse há algum tempo que encararia uma amputação. Mesmo que isso seja muito duro de saber, você não está sozinho nesta fase difícil da sua vida. Sua equipe de tratamento o apoiará e estará receptiva a seus problemas e perguntas.


Testes iniciais

Antes da operação, você será examinado em detalhes diversas vezes no hospital. Os testes incluem exames de sangue, radiografias dos pulmões e verificação das funções cardíaca e circulatória.

Consultas com médicos

Antes da amputação, os médicos encarregados lhe explicarão o que acontecerá durante a cirurgia. Eles também conversarão com você em detalhes sobre o período subsequente. Nessas consultas, você terá a oportunidade de perguntar tudo o que julgar importante. O melhor é fazer anotações antes das consultas com tudo que deseja perguntar aos médicos, para não se esquecer de nada. Não hesite em fazer perguntas adicionais caso não compreenda algo. A propósito, é obrigação dos médicos explicar-lhe tudo, mesmo que diversas vezes. Ao contrário do que ocorre nas amputações planejadas, traumas severos causados por acidentes muitas vezes requerem operações imediatas. Nesses casos, é compreensível que as consultas com os médicos ocorram somente depois da amputação.

Determinação no preparo

Se possível, é recomendado iniciar ainda antes da cirurgia os exercícios que serão necessários para a reabilitação subsequente. Isso permite fortalecer de antemão a musculatura. Na iminência da amputação de uma perna, por exemplo, é útil começar a praticar o quanto antes como fazer a transferência correta da cama para a cadeira de rodas. Treinar tais atividades oportunamente pode tornar o período pós-operatório muito mais fácil para você. Pergunte ao seu médico e ao seu fisioterapeuta quais são os exercícios certos para o seu caso.
Também pode ser útil conversar com um técnico ortopédico antes ainda da amputação, a fim de determinar quais próteses poderiam ou não ser posteriormente cogitadas no seu caso. Isso lhe dará uma ideia melhor do que esperar durante a sua reabilitação.

Zudem ist es hilfreich, wenn Sie bereits vor der Amputation mit einem Orthopädie-Techniker besprechen, welche Prothesen später für Sie in Frage kommen bzw. welche nicht. So bekommen Sie eine bessere Vorstellung dessen, was Sie während Ihrer Rehabilitationszeit erwartet.

Apoio psicológico

A amputação é um acontecimento dramático na vida, que exige muito da sua força interior. É por isso que você deve buscar apoio psicológico. Você poderá discutir muitas coisas com terapeutas treinados em psicologia, aliviando a pressão sobre a família e os amigos. Tais discussões também podem ajudá-lo a adquirir muita força para a nova fase da sua vida. Quanto antes buscar esse apoio, melhor, já que a superação de medos e conflitos mentais também pode contribuir para uma cura rápida e para a recuperação da qualidade de vida. Quando somada ao medo, a amputação pode causar depressão – e isso precisa ser evitado.

Conversar com outros amputados

Aconselhamos conversar com pessoas que sofreram amputações ou doenças semelhantes às suas. Dialogar com alguém que já passou por uma amputação lhe dará coragem. Você verá que não está sozinho. É bom ouvir como outras pessoas estão lidando com uma situação semelhante, e sobre as mudanças (também positivas!) que experienciaram na vida. Também é comum trocar dicas, de como lidar com a prótese, por exemplo.


Se deseja estabelecer contato com outros indivíduos afetados, o melhor é consultar os seus médicos, terapeutas ou técnicos ortopédicos. Eles geralmente sabem ao que você pode recorrer ou como encontrar um grupo de auto ajuda.

Visite a área de produtos em nosso site clique aqui

Boa navegação e aproveite todos os benefícios oferecidos.